Canadá ou Austrália: qual melhor destino para seu intercâmbio?
Escolher entre esses dois países não é tarefa fácil, já que ambos se destacam pela alta qualidade de ensino, excelente qualidade de vida, hospitalidade aos estrangeiros e incríveis atrações turísticas.
A boa notícia é que, se você tirar um tempo para ler este artigo, poderá descobrir qual dos dois destinos combina mais com o seu perfil!
Para ajudar nessa decisão tão importante, vamos explorar aspectos da Austrália e do Canadá, como o clima, a educação e a qualidade de vida, para que você possa decidir qual país se alinha melhor com os seus objetivos.
Pronto para descobrir se o seu próximo destino é a Austrália ou o Canadá?
Canadá ou Austrália: entenda as diferenças entre os países
O Canadá e a Austrália são países com muitas semelhanças, desde a sua alta qualidade de vida, economias desenvolvidas e a multiculturalidade. Mas existem diferenças muito específicas como cultura, educação, saúde, mercado de trabalho, clima, qualidade de vida, imigração e vistos.
Custo de vida
O custo de vida em um país para estudantes internacionais pode ser muito variado. Essa diferença se atribui por causa da cidade que você escolheu para fazer o seu intercâmbio e o seu estilo de vida pessoal.
Custo de vida no Canadá
O seu custo de vida no Canadá pode variar dependendo do seu perfil, mas você gastará em média mensal de $2.700 dólares canadenses.
Custo de vida na Austrália
O seu custo de vida na Austrália pode chegar em torno de $1.600 dólares australianos por mês, dependendo do seu perfil e das suas escolhas durante o seu intercâmbio.
Cultura
Cultura do Canadá
Conhecido por sua diversidade cultural, a cultura canadense é uma mistura de influências britânicas, francesas, indígenas e imigrantes de todo o mundo.
Cultura da Austrália
A cultura australiana é muito influenciada pela herança britânica, mas você pode encontrar muitos elementos da cultura indígena e dos imigrantes, especialmente da Ásia.
Educação
Educação no Canadá
O sistema educacional canadense é muito respeitado mundialmente e está sempre classificado entre os melhores do mundo.
Educação na Austrália
Possui um sistema educacional de alta qualidade, com várias universidades entre as melhores do mundo.
Saúde
Saúde no Canadá
O sistema de saúde canadense é universal e financiado pelo governo, o que significa que a maioria dos serviços de saúde são gratuitos para residentes permanentes e cidadãos.
Saúde na Austrália
A Austrália também tem um sistema de saúde público chamado Medicare, que cobre a maior parte dos custos médicos. No entanto, muitos estudantes optam por seguro-viagem para ajudar na cobertura de serviços adicionais.
Vale lembrar que todos os estudantes internacionais que chegam na Austrália precisam de um OSHC, que é um seguro de saúde obrigatório.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho no Canadá e na Austrália oferece boas oportunidades para estudantes internacionais. Confira abaixo as profissões em alta demanda em cada país.
Mercado de trabalho no Canadá
- Tecnologia da Informação (TI)
- Hospitalidade
- Saúde
- Construção
O Canadá tem uma política de imigração muito receptiva para estudantes internacionais, com programas específicos para trabalhadores qualificados, como o Express Entry.
Mercado de trabalho na Austrália
- Construção
- Saúde
- Hospitalidade
- Tecnologia da Informação (TI)
A Austrália também possui um sistema de imigração que é baseado em pontos que favorecem trabalhadores qualificados. Estudantes internacionais que trabalham em setores com escassez de habilidades têm boas chances de imigração.
Clima
Clima no Canadá
O clima varia muito dependendo da região canadense que você escolher como destino do seu intercâmbio. O país é conhecido por seus invernos rigorosos, especialmente nas regiões central e oriental. As áreas ao sul, como Vancouver, têm climas mais temperados.
Clima na Austrália
Tem um clima muito mais quente e seco em comparação com o Canadá. O país experimenta verões quentes, especialmente no interior, e o clima lembra bastante o do Brasil.
Qualidade de vida
Tanto o Canadá quanto a Austrália oferecem uma excelente qualidade de vida para sua população, sendo receptivos para estudantes internacionais e imigrantes. A escolha entre qual país escolher como seu destino do seu intercâmbio vai depender das suas preferências pessoais, como o clima, estilo de vida, salário mínimo e outros pontos que são importantes para o que você procura.
Imigração e vistos
Os processos de imigração ou para adquirir um visto canadense ou australiano são bem diferentes. Abaixo, vamos explicar um pouco mais detalhado sobre cada um.
Vistos para o Canadá
O tipo de visto que você irá precisar para o seu intercâmbio no Canadá irá depender muito do tipo de intercâmbio escolhido, tempo de estadia e do propósito da sua viagem.
Os mais comuns são:
- ETA (Eletronic Travel Authorization): é indicado para quem vai ficar no pais por pouco tempo, já foi para o Canadá nos últimos dez anos ou tem visto americano de turista em dia.
- Visto de turista: é indicado para quem vai ao país para turistar ou fazer intercâmbio de estudo com duração de até 6 meses.
- Visto de estudante: indicado para quem vai fazer intercâmbio de estudo com duração de mais de 6 meses.
O tempo de processamento de cada visto pode variar e é importante que você apresente toda documentação necessária e também tenha um perfil genuíno, ou seja, que está indo para o Canadá com o intuito real de estudar.
Confira um pouco mais sobre os tipos de visto para o Canadá
Vistos para a Austrália
Assim como no Canadá, o tipo de visto australiano que você precisará aplicar para o seu intercâmbio depende do seu tempo de estadia e do propósito da sua viagem.
Os mais comuns são:
- Visto de turista: indicado para quem vai para o país turistar ou fazer um intercâmbio de curta duração. Válido por até 3 meses, esse visto não permite que você trabalhe durante esse período.
- Visto de estudante: indicado para cursos de longa duração, começando a partir de 14 semanas. Esse visto permite que você trabalhe durante esse período.
Conheça um pouco mais sobre os tipos de visto para a Austrália
Qual é a diferença entre trabalhar no Canadá ou na Austrália?
Trabalhar no Canadá ou na Austrália como intercambista pode oferecer experiências diferentes devido às diferenças culturais e também econômicas do país. Por isso, é importante estudar a fundo um destino e entender o que você deseja, para que seu intercâmbio seja incrível do começo ao fim.
A principal diferença entre os dois países é, basicamente, o tipo de curso que você precisa estar matriculado para poder ter a permissão legal de trabalho.
Na Austrália, se você estiver matriculado em uma escola de inglês, acima de 14 semanas, você já tem essa permissão. Já no Canadá, é necessário estar matriculado em cursos profissionalizantes, sejam eles públicos ou privados.
Por isso é importante ter um especialista no assunto, pois nessa hora só ele irá conseguir te guiar da melhor forma para entender o que melhor atende suas expectativas.
Morar na Austrália ou Canadá?
A escolha entre morar no Canadá ou na Austrália depende muito das suas prioridades, estilo de vida e objetivos pessoais. Mas abaixo, conseguimos elencar os principais fatores de avaliação para você, intercambista, tomar a decisão correta.
- Canadá: pode ser mais adequado se você valoriza a diversidade cultural, um sistema de saúde robusto, e gosta de um clima mais frio. É um destino muito procurado para intercâmbio de curta duração, pela sua proximidade com o Brasil.
- Austrália pode ser mais atraente se você prefere um clima quente, adora a vida ao ar livre, e busca um estilo de vida mais relaxado Muito escolhido para intercâmbio de longa duração, tendo em vista que é um país que permite que o estudante internacional trabalhe se estiver matriculado em curso a partir de 14 semanas.
Realize seu sonho de estudar e trabalhar na Austrália ou Canadá com a Information Planet!
No nosso time, contamos com ex-intercambistas que foram tanto para a Austrália quanto para o Canadá. Eles vão te ajudar a entender melhor sobre os destinos, seu perfil e achar a melhor escola para você realizar o seu intercâmbio.
Que tal trocar uma ideia com eles para tirar suas dúvidas e não errar na escolha? Além disso, aproveite para solicitar um orçamento personalizado.
Conclusão
A decisão final deve levar em conta suas preferências pessoais, carreira, e o tipo de vida que você deseja construir. Ambos os países oferecem oportunidades incríveis, então a escolha certa é aquela que mais se alinha aos seus sonhos e objetivos.
Independente do destino, temos certeza que você fará a escolha certa, afinal a Austrália e o Canadá são países apaixonantes e que ensinam muito para os brasileiros que se aventuram nessa experiência.
Bondi Beach em Sydney – Austrália
Stanley Park em Vancouver – Canadá