O que os intercambistas brasileiros amam ou estranham na culinária australiana!
Se tem uma coisa que todo intercambista brasileiro percebe logo ao chegar na Austrália, é que a gastronomia por lá é uma verdadeira aventura! Entre pratos exóticos, sabores marcantes e hábitos alimentares bem diferentes dos nossos, comer na terra dos cangurus pode ser uma experiência inesquecível para o bem ou para o mal!
Quer saber o que a maioria dos brasileiros pensa sobre a comida australiana? Prepare-se para um passeio delicioso (e um pouco surpreendente) pela culinária local!
O café da manhã australiano: Uma surpresa simples, Mas potente!
Se você está acostumado com um café da manhã reforçado, cheio de pão francês quentinho, manteiga, café coado e um pedaço de bolo caseiro, pode estranhar um pouco a primeira refeição do dia na Austrália.
Por lá, o café da manhã costuma ser bem simples: torradas com Vegemite (vamos falar sobre esse “temido” item daqui a pouco), ovos mexidos, bacon, abacate e, claro, um café espresso ou cappuccino. Para os mais saudáveis, bowls de iogurte com frutas e granola são bem populares.
Mas vamos ao ponto polêmico: o Vegemite!
Vegemite: O desafio máximo do paladar brasileiro
Se tem um sabor que divide opiniões entre os intercambistas brasileiros, é o do Vegemite, uma pasta escura, salgada e com um gosto forte de fermentação que os australianos amam passar no pão.
Para nós, acostumados com requeijão e geleia doce no café da manhã, essa iguaria pode ser um choque! Muitos brasileiros juram que jamais vão gostar do Vegemite, enquanto outros aprendem a comer do jeito certo uma camada bem fininha na torrada com manteiga e acabam até se acostumando!
E você, será que teria coragem de experimentar?
Almoço na Austrália: Cadê o arroz e feijão?
Se você está acostumado com aquele prato tradicional brasileiro cheio de arroz, feijão, bife e batata frita no almoço, prepare-se para um choque cultural. Na Austrália, o almoço geralmente é algo bem rápido e prático, pois a rotina do dia a dia não costuma permitir refeições longas.
Os australianos adoram um sanduba reforçado, uma salada caprichada ou até mesmo uma torta salgada chamada Meat Pie, recheada com carne moída e molho, que pode ser encontrada em qualquer padaria ou loja de conveniência.
Agora, se bater aquela saudade do arroz e feijão, não se preocupe! Em cidades como Sydney e Melbourne, há diversos restaurantes brasileiros e mercados onde você pode encontrar tudo para matar a vontade de um bom prato caseiro.
Churrasco australiano: Parecido, mas nem tanto!
Se tem algo que une brasileiros e australianos, é o amor por um bom churrasco. Mas prepare-se: o churrasco australiano é bem diferente do nosso!
Aqui, nada de picanha suculenta temperada apenas com sal grosso. Na Austrália, o barbecue é feito em churrasqueiras elétricas ou a gás, e as carnes mais comuns são linguiças, hambúrgueres e cortes bovinos mais simples, temperados com molhos prontos, como o BBQ Sauce.
O mais divertido do churrasco australiano, no entanto, é a tradição social. Os “Aussies” adoram reunir amigos e familiares nos parques ou nas praias, onde há churrasqueiras públicas disponíveis para qualquer um usar gratuitamente. Então, mesmo que a carne seja diferente, a experiência de comer ao ar livre, cercado de amigos e com música ao fundo, é bem parecida com o que temos no Brasil!
Doces australianos: Uma delícia!
Se a comida salgada australiana pode causar estranhamento para os brasileiros, os doces são um verdadeiro sucesso! Entre os favoritos dos intercambistas, estão:
Tim Tam: O biscoito viciado!
O Tim Tam é um biscoito recheado coberto com chocolate que faz qualquer brasileiro esquecer do nosso querido “Passatempo”. E o melhor: existe um jeito especial de comer chamado “Tim Tam Slam”, que consiste em dar uma mordida nas duas pontas e usar o biscoito como canudo para beber café ou leite quente. O resultado? Um sabor viciante que derrete na boca!
Lamington: O primo australiano do pão de mel
O Lamington é um bolo de baunilha cortado em quadrados, coberto com uma camada de chocolate e coco ralado. Ele lembra um pouco o nosso pão de mel, mas tem uma textura mais leve e aerada. Perfeito para acompanhar um chá da tarde!
Pavlova: Uma sobremesa de respeito
Essa sobremesa é uma disputa histórica entre Austrália e Nova Zelândia, mas independentemente da origem, é uma delícia! Feita com merengue crocante por fora e macio por dentro, a Pavlova é coberta com chantilly e frutas frescas, como morango, kiwi e maracujá.
E as Bebidas? Cerveja e café reinam!
Os australianos adoram uma boa cerveja, e as marcas locais, como Victoria Bitter (VB) e Coopers, fazem muito sucesso. Mas se tem algo que eles levam a sério, é o café!
Diferente do Brasil, onde o café coado é o mais comum, na Austrália o espresso domina. O Flat White, uma mistura de espresso com leite vaporizado, é a bebida queridinha dos australianos e tem um sabor equilibrado, nem tão forte quanto o espresso puro, nem tão suave quanto um cappuccino.
Os brasileiros que amam café logo se adaptam e passam a frequentar os charmosos cafés espalhados pelas cidades australianas.
Conclusão: Comer na Austrália é uma aventura!
Para os intercambistas brasileiros, a gastronomia australiana pode ser um desafio no início, mas, com o tempo, se torna uma experiência cheia de descobertas. Entre os choques culturais do Vegemite, a falta de arroz e feijão no almoço, e as delícias dos doces e cafés, viver na Austrália é também aprender a saborear o mundo de uma forma diferente.
E aí, ficou com vontade de experimentar essas delícias ou fugir do Vegemite? Se você quer saber mais sobre como é a vida de um intercambista na Austrália, confira também:
Transporte na Austrália: Como se locomover durante o intercâmbio
Se você já experimentou alguma comida australiana, conta pra gente nos comentários! Qual foi a sua favorita? E qual foi a mais estranha?
