Tudo o que você precisa saber sobre visto para o Canadá
Para você que deseja estudar no Canadá e conhecer esse novo país, mas está se perguntando como funciona o visto para o Canadá, nós vamos te ajudar! Abaixo, listamos as principais dúvidas e dicas para que você aproveite ao máximo seu período de estudos.
Visto de estudante
Este visto para o Canadá é indicado para quem vai fazer intercâmbio de estudo com duração de mais de 6 meses.
Qual é o tempo de aplicação do visto de estudante canadense?
Todo o processo de visto pode durar até 3 meses. Por isso, o consulado recomenda que você faça a aplicação entre 4 e 5 meses antes do início do curso. Melhor garantir do que correr contra o tempo depois!
Como funciona o ETA – Visto Eletrônico para o Canadá
Ele é de fácil permissão para brasileiros. É indicado para quem já foi para o Canadá nos últimos dez anos ou tem visto americano de turista em dia.
Desde o dia 1º de maio de 2017, o governo canadense disponibilizou o ETA (Electronic Travel Authorization, ou Autorização Eletrônica de Viagem).
Esse tipo de visto é, na verdade, um facilitador para aqueles que já ingressaram no Canadá nos últimos 10 anos, ou possuem um visto americano de turista válido.
Ao invés de realizar toda a burocracia do processo de visto novamente, basta solicitar uma autorização online que custa apenas CA$ 7 (dólares canadenses).
O ETA é válido por até 5 anos (ou até o vencimento do passaporte) e permite que você entre no país nas mesmas condições do visto de turista, porém, exclusivamente por via aérea (o de turista permite a entrada por terra).
Leia também: Tipos de intercâmbios educacionais para você escolher o que melhor atende seu perfil
Posso trabalhar no Canadá?
Diferente de países como a Austrália, o Canadá só concede a permissão de trabalho para aqueles que estão inscritos em cursos técnicos ou profissionalizantes, os colleges.
Se esse for o caso, terá permissão para trabalhar até 20 horas semanais e 40 horas no período de férias.
Caso opte por cursos de idiomas, inglês acadêmico, business english, entre outros, não terá permissão para encontrar um emprego.
Você conhece as comidas mais apreciadas e populares do Canadá?
Tipos de vistos e exigências para seu intercâmbio para o Canadá
Exigências do visto canadense:
O que é avaliado pelo consulado para aprovação ou não do visto para o Canadá?
O Canadá busca se certificar no processo de visto para que o estudante tenha um perfil genuíno, ou seja, quem está indo para o Canadá com o intuito real de estudar. Além disso, avaliam se o estudante ou parente próximo possuem condições financeiras, para a manutenção no país e laços suficientes para voltar ao Brasil.
O que isso quer dizer?
Que podemos dividir essa avaliação na comprovação de 4 vínculos:
- Vínculo acadêmico
- Vínculo empregatício
- Vínculo familiar
- Vínculo financeiro
Como funcionam esses vínculos
Vínculo acadêmico
O Canadá precisa se certificar que existe um vínculo com alguma instituição de ensino.
Caso você já tenha se formado há algum tempo, é importante comprovar vínculo empregatício na área ou até a realização de outros cursos.
Vínculo empregatício
Esse é outro ponto que fortalece as chances de você ter o visto canadense aprovado.
Será preciso apresentar documentos que comprovem o seu histórico de trabalho, como carteira de trabalho, notas fiscais, contratos de prestação de serviço, etc.
Receba um orçamento personalizado de intercâmbio para o Canadá! Clique aqui.
Vínculo financeiro
No caso do visto para o Canadá, a comprovação financeira é um dos fatores mais avaliados na hora de aprovar ou não a entrada no país.
Para o consulado, é preciso comprovar totais condições de se manter no país. Nesse processo, serão avaliados documentos como extratos bancários, declarações de imposto de renda e propriedades do estudante e dos familiares.
Caso não seja possível comprovar a renda necessária para se manter no país, será preciso que um familiar próximo a comprove.
É muito importante estar em dia com as Declarações de Imposto de Renda. Quem não declara renda no Brasil tem chances significativamente reduzidas de conseguir o visto.
Vínculo familiar
Já no momento da aplicação é necessário informar dados dos pais, cônjuges e irmãos para que o consulado faça uma análise dos perfis.
E se meu visto canadense for negado?
Se o visto for negado, o consulado do Canadá irá informar os motivos de forma bem genérica, através de um documento. A partir disso, existe a possibilidade de entrar em contato com assessores de migração (residentes no Canadá), que oferecem um serviço para investigar mais a fundo os motivos do visto negado.
A Information Planet possui contato com esse profissional especialista em negativa de vistos canadenses e sempre indica aos seus estudantes, caso seja necessário. Porém, é importante frisar que a IP tem 99% dos vistos aprovados e por isso, é uma agência referência em intercâmbio no Brasil.
É possível reaplicar o visto para o Canadá?
Sim, mediante pagamento de novas taxas consulares e de despachante! Só não será possível reaplicar se houver falsificação/modificação de algum documento.
Quanto custa o visto canadense?
Os preços variam de acordo com o tipo de visto solicitado.
O que é o VAC?
Os VACs (Visa Application Centres) são centros de solicitação de visto para o Canadá. Obrigatoriamente, eles agem como órgãos intermediários entre o estudante e a embaixada canadense. Atualmente, estão situados no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo.
Veja as condições especiais para fazer o seu intercâmbio para o Canadá! Clique aqui.
Documentos necessários no momento de aplicar o visto:
- Preenchimento de formulário de permissão de estudos;
- Preenchimento de formulário de informações adicionais;
- Preenchimento de Formulário com informações familiares;
- Preenchimento de Formulário 5476;
- Formulário de consentimento do VAC (órgão terceirizado que presta serviços ao Canadá);
- Carta de aceitação em escola canadense;
- 2 fotos 3×5;
- Passaporte com validade mínima de 6 meses;
- Passaportes vencidos (caso haja visto);
- Imposto de Renda do estudante ou declaração de isento;
- Holerites, contra-cheques, pró-labore ou Decore, dos 3 últimos meses;
- Se estiver trabalhando: Carta da empresa pela qual trabalha com datas de início e função dentro da empresa e o valor da renda mensal
- (cópia autenticada);
- Se tiver estudando: Comprovante de matrícula ou trancamento do curso;
- Comprovante de pagamento do despachante;
- Documentos exigidos caso tenha suporte financeiro;
- Carta do suporte financeiro, original. Se o suporte financeiro tiver conta conjunta, as 2 pessoas precisam fazer;
- Imposto de renda completo;
- Extrato bancário de aplicações ou de conta poupança;
- Contrato social da empresa, se for o caso.
A dica é começar a se organizar com antecedência para fazer o seu visto para o Canadá. Decidiu viajar, escolheu o destino? Já dê o start para encaminhar o visto! A Information Planet conta com serviços de despachante exclusivo para ajudá-lo em todo o seu processo de aplicação. Conheça nosso modelo One Stop Shop.
Mano, do nada eu tropecei no seu post. Muito Interessante! Manda vê nesse conteúdo show de bola! 😉