Como fazer intercâmbio em Malta
Intercâmbio de estudo e trabalho em Malta!
O país Malta é uma ilha paradisíaca que fica localizada em pleno mar mediterrâneo.
Além de ser uma linda região para visitar como turista, ela também é muito procurara por quem deseja estudar e aprender inglês. O idioma Maltês é o idioma oficial e majoritário do país — e trata-se de uma língua que carrega influências do inglês, do árabe e do italiano. Contudo, o inglês é o idioma co-oficial da ilha de Malta, sendo mais falado entre estrangeiros que moram ou estão passando uma temporada por aqui, uma vez que Malta é um destino muito procurado por intercambistas.
Principais pontos turísticos:
Valleta, capital que possui a Catedral de São João, histórica e com arquitetura que remete aos primórdios da ilha, museus e o jardim de Barraka, de onde é possível avistar fortalezas, bastiões e o principal porto da ilha.
Mdina, a cidade do silêncio, antiga capital de Malta, Mdina tem apenas 300 habitantes, é pitoresca e gostosa de visitar. Possui ruas estreitas e convidativas para uma caminhada.
Marsaxlokk, o local é uma pequena vila de pescadores. Por isso, existem vários restaurantes em frente a uma baía. Marsaxlokk é famoso por oferecer um cardápio variado de peixes frescos e um ambiente relaxante.
Saint Julian, é lá que a noite da ilha de Malta acontece. Gente de todo o mundo procurando baladas e conhecendo todo mundo.
Blue Lagoon, azul com belas vistas de todos os ângulos. Uma praia com água transparente, azul, límpida e com uma vista deslumbrante.
Por que estudar em Malta?
Preço: Entre os destinos de língua inglesa, Malta é um dos mais baratos para se fazer intercâmbio. Isso porque, o custo de vida no país é menor.
Poucos Brasileiros: Justamente por ser um destino incomum de intercâmbio entre os brasileiros, o fluxo de estudantes dessa nacionalidade é menor em Malta. Então, as chances de falar português no seu dia-a-dia são pequenas, facilitando uma melhor inserção num ambiente onde o inglês é falado.
Saúde: Malta tem tanto um sistema de saúde público, conhecido como o serviço governamental de saúde, e um sistema de saúde privado. Malta tem uma forte base de cuidados médicos primários, e os hospitais públicos prestam cuidados secundários e terciários. O Ministério de Saúde maltês aconselha os residentes estrangeiros a fazer um seguro médico privado.
Educação: A maioria dos cursos universitários são em Inglês. Malta é também um destino popular para estudar o idioma inglês, atraindo mais de 120.000 estudantes em 2015 e esse número só cresce com a valorização de Malta. A taxa de alfabetização de Malta é de 99,5%.
Clima: a temperatura em Malta é bem agradável, com médias que se assemelha as das cidades brasileiras. Isso significa que você pode aproveitar o seu intercâmbio em Malta sem se preocupar com chuvas muito fortes ou com períodos de estiagem mais longos.
Custo de Vida: o custo de vida se baseia, talvez, no salário-mínimo três vezes menor do que as demais cidades europeias. Com a moradia, gasta-se em torno de 250 a 500 euros com o aluguel de um bom apartamento, que fica em prédios de no máximo cinco andares, pois não há nenhum mais alto do que isso. O passe de ônibus, válido por 24h, custa apenas 1,50 euro.
Moeda: EURO
Vistos:
Os estudantes recebem o visto de trabalho de acordo com o tempo de estudo.
Estudos a partir de 8 ou 12 semanas: visto de 90 dias de turista;
Estudos de 16, 20 ou 24 semanas: seis meses para trabalho;
A partir de 24 semanas: visto de um ano para trabalho.
Visto de Turista: os brasileiros não precisam de visto para até 12 semanas na Ilha de Malta, entrando no país com o visto de turista.
Visto de Estudo e Trabalho: qualquer intercambista que planeje estudar em Malta por 16 semanas ou mais deve solicitar o visto de estudante antes de viajar.
Trabalho Desde o Primeiro Dia: agora, os estudantes brasileiros podem trabalhar desde o primeiro dia em Malta, desde que tenham uma oferta de trabalho.
Visto de Múltiplas Entradas: permite que os estudantes viajem pelo Espaço Schengen durante seu período de estudos.
Flexibilidade nas Passagens: estudantes matriculados em cursos de 24 semanas ou mais não precisam apresentar uma passagem de volta ao país de origem.
Seguro Saúde:
Apesar de não ser exigido, o seguro-viagem para Dubai é recomendado pelas próprias autoridades locais, já que lá os serviços médicos não são gratuitos para turistas e os preços são bem altos.
Embora seja um destino seguro, acidentes e imprevistos podem acontecer em qualquer lugar.
Estudante que viajar com o visto de 1 ano (Work & Study) terão direito ao seguro-saúde oferecido pelo governo, porém, o seguro pode demorar em torno de 2 meses após a chegada do estudante no país para ser validado. Nesses casos, é importante garantir pelo menos 2 meses de seguro-viagem aqui do Brasil.