Vida de intercambista: como lidar com a saudade de casa
Sentir saudade de casa durante seu intercâmbio é uma experiência comum e compreensível. O intercambista está vivendo em um lugar diferente, longe da família, de tudo aquilo que te remete ao conforto e segurança da sua casa, longe dos amigos e tudo isso pode mexer com as emoções durante o intercâmbio, e então bate aquela vontade de voltar para casa.
Mas o que é o intercâmbio?
Viver um intercâmbio é a experiência do novo, de descobrir quem somos e de tudo aquilo que somos capazes. É a oportunidade de conhecer gente nova, ter novas vivências e muitas conexões.
A saudade de casa pode se manifestar de várias formas. Pode ser a falta de conforto familiar, das comidas da vó, dos jantares em família e das conversas com nossos tios queridos.
Tantas pequenas coisas que só vemos com grande importância quando se está longe, vivendo o intercâmbio, e que isso tem um enorme valor: ruas e caminhos conhecidos, o cheiro da nossa casa e o cheiro familiar de nossa mãe.
É válido lembrar que sentir saudade de casa é um sinal de que temos vínculos muito fortes e que valorizamos a nossa origem. O intercâmbio é uma oportunidade única de crescimento pessoal e aprendizado cultural, mas também é um momento de desafios emocionais. É normal sentir solidão, carência e até mesmo sentir desânimo em um ambiente novo, principalmente na fase de adaptação do intercâmbio.
Uma maneira saudável de lidar com a saudade de casa é encontrar meios de se conectar e se adaptar ao novo ambiente.
10 formas de aproveitar o intercâmbio
Listamos abaixo 10 formas de ajudar a aliviar a saudade de casa quando você estiver vivendo seu intercâmbio:
- Mantenha contato com a família e amigos: utilize a tecnologia a seu favor. Faça chamadas de vídeo, envie mensagens e compartilhe suas experiências com seus entes queridos. Isso ajudará a se sentir mais conectado com aqueles que você ama.
- Crie uma rotina de comunicação: combine um horário para entrar em contato com sua família e amigos. Isso te dará um senso de previsibilidade e ajudará a reduzir a sensação de distância.
- Faça novas amizades: conheça pessoas interessantes e outros intercambistas. Fazer novos amigos pode ajudar a preencher o vazio emocional e criar um senso de comunidade no lugar onde você está. Lembre-se que seus amigos da escola estão exatamente no mesmo barco que você.
Veja também: Saindo de casa? Faça um intercâmbio em busca da independência.
- Explore a cultura local: mergulhe nas tradições, na culinária e nas atividades culturais do país ou cidade em que você está. Isso ajudará a sentir mais envolvimento e conexão com o ambiente atual.
- Mantenha-se ocupado: envolva-se em atividades que despertem seu interesse e ocupem seu tempo. Pode ser a prática de um esporte, a participação em clubes ou grupos de estudo, ou até mesmo o voluntariado em uma instituição local.
- Mantenha-se ativo: exercite-se regularmente. A prática de atividades físicas libera endorfinas, que podem melhorar o humor e ajudar a lidar com sentimentos de saudade de casa. Descubra esportes novos e tradicionais do lugar que você está. Lembre-se que um dos objetivos do intercâmbio é viver novas experiências.
- Mantenha um diário: escrever sobre suas experiências, emoções e pensamentos pode ser terapêutico. Além disso, tudo ficará documentado, o que facilita a releitura das anotações no futuro reavivando as memórias do intercâmbio.
- Explore a natureza: se houver parques, praias ou áreas naturais na região, aproveite para explorá-las. A natureza pode ser revigorante e ajudar a acalmar a mente. Se gostar, medite! Aprender a respirar pode te ajudar em muitas áreas da sua vida.
Experiências imperdíveis para você viver na Austrália durante seu intercâmbio.
- Planeje visitas: se possível, planeje visitas de amigos ou familiares durante o seu intercâmbio. Ter alguém próximo por perto por um período curto pode ajudar a aliviar a saudade.
- Aproveite o momento: lembre-se de que o intercâmbio é uma oportunidade única de crescimento pessoal e cultural. Concentre-se nas experiências positivas, nos novos aprendizados e nas pessoas incríveis que você está conhecendo. Aproveite ao máximo cada momento!
Lidar com a saudade de casa é um desafio, mas com o tempo e essas estratégias, você encontrará maneiras de se adaptar e aproveitar ao máximo a sua experiência em seu novo destino.
E lembre-se: seu agente Information Planet também te dará dicas e compartilhará a experiência dele como intercambista e o que fez para aliviar a saudade.
O importante é construir histórias, porque a saudade de casa é temporária e faz parte do processo de crescimento. Aproveite ao máximo essa oportunidade de mergulhar em uma nova cultura, aprender novas habilidades e expandir horizontes. No final, voltar para casa com uma bagagem de experiências valiosas e memórias inesquecíveis, darão a certeza de que a saudade foi um reflexo do amor e do carinho apresentado no lar.