10 comidas típicas do Canadá
(para ficar com água na boca)
Do doce ao salgado, do exótico ao tradicional, as comidas típicas do Canadá oferecem uma enorme diversidade gastronômica. E sabe por quê?
Porque os pratos são constantemente influenciados pelos imigrantes. Ta aí a maravilha de ser um país cosmopilta.
Talvez o Canadá até não seja tão reconhecido como um país que apresenta uma gastronomia expressiva, mas não quer dizer que ele não tenha suas próprias delícias e curiosidades gastronômicas.
Nesse post, a Information Planet reuniu o top 10 das comidas típicas do Canadá:
- Poutine
- Beaver tail
- Maple Syrup
- Nanaimo Bar
- Oka cheese
- Smoked meat
- Mac&Cheese
- Tourtière
- Caesar
- Canadry
Ficou curioso para conhecer cada um deles? Então prepare-se para ficar com água na boca!
1) Poutine
No topo da lista das comidas típicas canadenses, lá está ele, o Poutine, uma mistura simples e deliciosa com batata frita, queijo e molho gravy. A diferença é que não é qualquer molho. É O MOLHO!
Este feito geralmente com carne de boi e que dá toda a diferença. Já o queijo pode ser derretido ou só coalhado (de preferência o cheddar).
Por já estar presente no País desde 1950 – sua criação foi na província de Quebec –, o prato também apresenta variações de sabores e conta ainda com opções vegetarianas.
Onde encontrar o poutine? Em qualquer lugar! Até no Mc Donalds. Mas tente provar essa delícia em algum restaurante típico canadense. Certamente o chef adicionará um segredinho pra deixar o prato ainda melhor e menos industrializado do que as redes de fast food.
Só vá com calma porque o prato é pesadinho e vale por uma super refeição.
2) Beavertails
Esqueça o mundo fitness e lembre que parte da viagem também é a degustação de pratos locais. Então, pronto, se jogue no beavertail. De comer rezando, essa sobremesa nada mais é do que um bolinho frito com cobertura. Nesse recheio vale tudo! Oreo, Nutella, pasta de amendoim, chocolate com amêndoas e até maçã com canela.
Alguns dizem que o gosto da massa feita de farinha de trigo integral, frita em óleo e passada no açúcar é similar ao churros. Outros que mais parece um pastel doce.
A única certeza é que não tem como ele ser ruim. Caso você esteja acompanhado, a dica é dividir entre os sabores para não enjoar, já que o beaver tail é beeem doce.
Curiosidade: Na tradução literal beaver tail é rabo de castor. Ele recebe esse nome por conta do formato achatado que lembra, literalmente, o rabo do roedor.
Só pela história do beaver tail, já dá vontade de provar. Isso porque o prato é uma receita familiar que começou a ser vendido por uma família em uma feira na cidade de Killaloe, Ontario, em 1978.
O produto fez tanto sucesso que hoje está presente em mais de 115 franquias espalhadas por todo o País.
3) Maple Syrup
Sabe a folha presente na bandeira do Canadá? É dessa árvore que vem uma das principais comidas típicas do Canadá: o Maple Syrup, um xarope único que representa um dos motores da economia do país.
Similar à textura do mel (mas, veja bem, diferente de gosto) a calda é utilizada em panquecas, crepes, waffles e até sorvetes.
Em tempos em que nem sempre sabemos a procedência dos alimentos consumidos, o xarope se apresenta como 100% natural. Ele não passa por nenhum processo de adição de ingredientes externos e é apenas cozido após ser retirado da árvore depois da primavera.
Além de complemento, o maple também pode ser consumido puro e geladinho. Há quem diga que os canadenses gostam de misturar o maple em praticamente tudo, mas para iniciantes, mais fácil ir naquele waffle certeiro.
Verdadeiro patrimônio cultural canadense, o xarope também uma ótima opção de souvenir!
4) Nanaimo Bar
Prática, a barra de nanaimo é talvez a sobremesa típica mais famosa do Canadá. Feito com base de bolacha, creme de baunilha e cobertura de chocolate, o doce pode ser encontrado em cafés locais, supermercados e até mesmo em redes famosas como Starbucks.
A nanaimo é super prática de fazer e não é cozida. Uma delícia de combinação pra tomar com aquele café expresso.
Aliás, já que entramos nesse assunto…
No Canadá há também o café mais pedido e famoso de todos: o double-double, que inclui ainda duas colheres de chá de açúcar e duas medidas de creme.
Quem aprecia a bebida de verdade dificilmente vai achar graça, mas vale lembrar que é o tipo mais vendido por lá.
5) Smoked Meat
Na lista do nosso Top 10 de comidas típicas do Canadá está o Montreal smoked meat.
Original da cidade que recebe o nome, a carne defumada já virou uma delícia nacional. Servida em formato de sanduíche, lembra os pães com mortadela servidos no Mercado Público Municipal de São Paulo.
Mas não vai achando que o sabor é parecido porque não tem nada a ver. A carne é defumada e marinada com ervas e especiarias, cortadas em finas fatias e o pão, geralmente, é caseiríssimo. Também vale por uma refeição.
Leia também: Por que fazer um intercâmbio no Canadá?
6) Oka Cheese
Guarde esse nome se você corresponde ao índice da população mundial que ama – muito – queijo. Produzido na província de Québec, o queijo é considerado um dos melhores do mundo.
Ele só não é tão famoso porque dificilmente é encontrado fora do Canadá.
De textura macia e leve sabor de frutas e nozes, essa comida típica do Canadá pode ser consumida pura ou mesmo utilizada em clássicos como o mac&cheese (veja o próximo item).
7) Mac&Cheese
O Mac&cheese (macarrão com queijo) está para os canadenses assim como o arroz e o feijão está para os brasileiros.
Apesar de ser originalmente americana, a comida típica se diferencia no Canadá porque recebe o toque do nosso já adorado Oka Cheese.
8) Tourtière
Se você gosta de empada e de comidas com leve toque de pimenta, o tourtière será o seu prato favorito dentro das comidas típicas do Canadá. Recheado com carne, frango ou porco, esse prato típico canadense é temperado com legumes e ervas.
A única questão é que em algumas regiões como no Quebec, por exemplo, é consumido somente no Natal. Em outras regiões, o tourtière é servido à vontade o ano todo.
9) Caesar
Agora chegou a hora boa! Não sendo bem uma “comida”, não poderíamos deixar de fora do nosso ranking o drink Caeser. Hora de conhecer a “caipirinha” dos canadenses. Chamado de caeser, o coquetel é feito de suco de tomate, mix de temperos apimentados e um toque de molho inglês.
Exótico, né? O drink também é servido em um grande copo com as bordas cobertas com sal (parece Marguerita), acompanhado de uma fatia de limão e um pequeno talo de salsão. Vale a pena provar!
Só não vai exagerar, hein?!
10) Canada Dry
Bom, se você exagerar, literalmente, na dose do item anterior, nós temos a solução: Canada Dry. O refrigerante pode até lembrar o guaraná brasileiro na cor, mas não no gosto.
Isso porque recebe um toque de gengibre. No país, a soda é tão popular quanto a própria Coca-Cola e está presente em todos os lugares.
E aí? Já pensou em conhecer um pouco de cada comida canadense, durante o dia a dia do seu intercâmbio?
Então, clique aqui e fale hoje mesmo com um de nossos especialistas!
eu adoro Mac&cheese
eu adoro Mac&cheese é a minha comida preferida