Skip to main content

Muitos estudantes colocam a Austrália no topo da lista como destino para intercâmbio, pois é um dos países onde é possível trabalhar legalmente com visto de estudante. Mas qual visto eu preciso para estudar e trabalhar na Austrália? 

Existem algumas informações muito importantes para você se programar antes de mudar sua vida para a Austrália.

A Information Planet é uma especialista nesse destino. Nasceu dentro de uma escola em Sydney e quer te ajudar a organizar todo seu plano de viagem para que você tenha uma fantástica experiência no seu intercâmbio. Por isso, confira nossas dicas para trabalhar na Austrália!

1 – O visto de estudante para Austrália

O visto de estudante para a Austrália possui requisitos bem específicos. A Information Planet te auxiliará em todo esse processo de solicitação para seu visto de estudante, porém, lembre-se que ao solicitar um visto de estudante para a Austrália, você deve estar matriculado em algum curso. 

Este é um requisito muito importante mas existem outros que você deve conhecer para obter seu visto australiano para estudante.

Leia também: Experiências imperdíveis para você vivenciar na Austrália durante seu intercâmbio!

2 – Como obter um visto para Austrália

Ter um comprovante de matrícula em alguma escola australiana demonstrando que você só quer ir para a Austrália a estudos e não ficará lá quando o seu visto vencer, cumprindo a validade do documento.

Escrever uma  carta declaração para o governo relatando detalhadamente todos os vínculos que você tem por aqui, por exemplo, seus certificados escolares, históricos acadêmicos e sua formação. O que você está estudando agora ou até por que não está estudando nesse momento.

Estar empregado é bem-vindo, pois mostra um vínculo com seu país. Forneça o nome da profissão, endereço, nome do empregador, e qualquer registro ou contato que possa confirmar todo seu relato.

Agora que você já sabe como estudar e trabalhar na Austrália, veja os tipos de acomodações no intercâmbio da Austrália.

Finanças: todos os documentos que comprovem sua renda fixa, imposto de renda e até extratos bancários. Qualquer dado que comprove sua renda é suficiente para se manter na Austrália. Comprovar renda anual em média A$ 62.222 (pode ser a renda de seus pais, avós ou outros que se responsabilizem por ser o seu suporte financeiro).

Ter um seguro saúde – Overseas Student Health Cover (OSHC) válido durante toda sua estadia na Austrália garantindo que todos os custos que você precisar de hospitais e medicamentos serão cobertos.

Como estudar e trabalhar na Austrália? 

A Austrália oferece os mesmos direitos trabalhistas para você e para o Australiano como estudante. E isso é muito bom, não é mesmo?

Você ainda receberá um salário mínimo por hora, independente do trabalho que fizer.

Estudar e trabalhar na Austrália além de dar uma condição financeira estável para o estudante, ainda oferece a oportunidade de praticar a língua de forma natural e espontânea com diversas pessoas e de nacionalidades diversas. Sem contar, as amizades que são possíveis fazer nesses locais, contribuindo para o aprendizado da língua. Toda oportunidade de conhecer pessoas do mundo todo e praticar a oratória e a escuta não deve ser ignorada.

Se surgir qualquer dúvida em relação ao período permitido para trabalhar ou qualquer outra dúvida, procure um agente Information Planet ou a escola em que foi feita a matrícula.

As pessoas são muito receptivas e estão muito acostumadas com todo esse processo.

Saiba os tipos de intercâmbios educacionais para você escolher o que melhor atende seu perfil.

Em quais locais é possível trabalhar na Austrália? 

O site oficial da Austrália traz algumas sugestões de setores que possuem horários flexíveis e vagas ideais para quem estuda e trabalha na Austrália. Por exemplo, no varejo, há a opção de trabalhar em lojas de departamento, como supermercados. Ou ainda trabalhar em hospitalidade, escolhendo entre cafés, restaurantes, hotéis, entre outros. Uma profissão muito comum também é auxiliar em creches ou como babá.

Há todos os tipos de trabalho, desde serviços de limpeza até vagas em setores administrativos. Tudo vai depender do nível de inglês do estudante, o que é um grande incentivo para se aprofundar na pronúncia da língua.

E então, o que achou do nosso artigo sobre trabalhar na Austrália? E não se esqueça: não hesite em pedir ajuda ao seu agente Information Planet, pois ele te dará todas as dicas importantes na construção da carta de intenção. Aproveite para conferir outros conteúdos em nosso blog!

Vida de intercambista: como lidar com a saudade de casa
Intercâmbio

Vida de intercambista: como lidar com a saudade de casa

Sentir saudade de casa durante seu intercâmbio é uma experiência comum e compreensível. O intercambista está vivendo em um lugar diferente, longe da família, de…
Intercâmbio

Intercâmbio ajuda no currículo? Veja a opinião de grandes empregadores

Intercâmbio ajuda no currículo? Veja a opinião de grandes empregadores Fluência em outro idioma, inteligência emocional, resiliência e multiculturalidade são algumas razões que explicam porque…